You are currently viewing Djelsa Ariana

Djelsa Ariana, nasceu em 1987 em Benguela e reside e trabalha actualmente na cidade de Luanda.

Em 2011, participou pela primeira vez num concurso de fotografia, que foi o Concurso BESA FOTO em  Luanda, onde recebeu uma menção honrosa. 

Em 2015 participou igualmente no projecto/concurso de fotografia “@NossaLingua”, realizado no  instagram, organizado pelo Ministério da Cultura do Brasil e destinado aos PALOP, onde teve duas  fotografias vencedoras nas categoriais #NossaLíngua_Terra e #NossaLíngua_Lazer, representando  Angola. No mesmo ano fez parte também da exposição colectiva de fotografia, que aconteceu no encontro  cultural “Elinga no Feminino” alusivo ao Março Mulher, realizado no espaço Elinga Teatro em Luanda. 

Em 2017 foi mentora do projecto fotográfico “Sisters”, de incentivo a emancipação feminina que  consistia no relato de estórias inspiradoras de mulheres em formato de autobiografias acompanhadas  de uma série de fotos, com o objectivo de influenciar novas estórias. O “Sisters Project” teve duas  entrevistas/reportagens publicadas nas revistas, Chocolate (Angola) em 2017 e na Pikara Magazine  (Espanha) em 2018.  

Em 2017 foi também indicada para a categoria “Fotógrafo do Ano”, quando foi realizada a segunda  edição da Gala Jovens da Banda em Luanda. 

Em 2019 participou na 8ª Edição da plataforma “Vidrul Fotografia” com o fotógrafo Nguxi dos Santos  que ocorreu no Espaço Luanda Arte (ELA), onde a temática das obras expostas tinha como nome “O  Efémero do Tempo”.  

No ano de 2020 participou na exposição colectiva de fotografia, “Mulheres que Marcam” promovida  pela empresa de telecomunicações UNITEL SA, realizada na galeria Talatona Art alusivo ao Março  Mullher como também na exposição colectiva de artes plásticas, “Usa Máscara” realizada no Centro  Cultural Português-Instituto Camões, que teve como temática transversal a prevenção e o combate à  pandemia em Angola. 

Em 2021, participou também na exposição colectiva, “A Mulher e a Natureza” realizada no 1º piso do  Shopping Avennida em Luanda, organizada pela FISTY Design Studios, em parceira com os artistas Fineza Teta (FISTY), Patrícia Cardoso, Mestre Diongo e Don Sebas Cassule. 

Até a presente data continua a realizar trabalhos e projectos como freelancer, de carácter social e  comercial.